outubro 25, 2011

Caftan: inspiração marroquina para mulheres urbanas

Para enfrentar a maratona de desfiles do Donna Fashion Iguatemi, no início de outubro, a jornalista Taidje – uma das integrantes da dupla responsável pelo Glamour de Garagem (www.glamourdegaragem.com) – apostou em uma peça superconfortável: o caftan.  

O caftan curtinho e supercolorido é Candia. Combinado com uma bermudinha, a peça é uma ótima opção para ser usada naqueles dias em que o conforto é prioridade. Além disso, por não ser tão longo quanto a versão tradicional, é mais urbano. Ideal para ser usado no dia a dia ou em baladas mais descontraídas

Mas, além da modelagem ampla e do estilão, a história da peça é pura inspiração. Quer saber mais? Confere abaixo!


O Caftan é da marca marroquina Lahocine Ait Mahdi

O termo caftan (ou kaftan) se usa, de modo geral, para designar um tipo específico de vestimenta secular usado pelos otomanos, persas, marroquinos, russos, além de povos asiáticos e africanos. Apesar de parecidos entre si, os caftans marroquinos se diferenciam por vários detalhes. Eles são usados pelas mulheres, tanto nas cidades como no meio rural, e não são roupas específicas para festas e casamentos, como muitos acreditam. Os caftans variam dos mais simples, usados no dia a dia (também conhecidos como takchitas), aos de alta costura, muito sofisticados. Os caftans tradicionais são usados por jovens e senhoras, por muçulmanas e por judias.

Essa pegada étnica tem inspirado vários estilistas, até Karl Lagerfeld – responsável pela clássica Chanel – já entrou na onda em sua coleção Resort 2011.


A inspiração marroquina foi uma das grandes influências da Chanel, na coleção Resort 2011. Repare como a peça combina bem com rasteirinhas e colares giga

Do Oriente ao Ocidente, o caftan deixa qualquer look interessante. 

Nenhum comentário: